Certificação leed

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuído de desenvolver a sustentabilidade no mundo inteiro incentivando a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. O foco principal é certificar empreendimentos que tenham sido construídos com medidas socioambientais, ou seja, cujos projetos tenham conseguido aliar o bem estar de seus trabalhadores, ações voltadas para a comunidade no qual está inserido e, principalmente, a redução ou eliminação dos impactos junto ao meio ambiente.

A certificação LEED foi desenvolvida nos Estados Unidos, em parceria com a Arxx, pelo United States Green Building Council (USGBC), no ano de 2000 para criar critérios de avaliação para construções sustentáveis. O Canadá logo encampou a idéia, através do Canada Green Building Council (CaGBC) e lançou sua versao em 2004.

Em 2007, através do Brasil Green Build, a Certificação LEED começou a ser implantada, sendo que já existem hoje 65 prédios certificados e mais 525 em processo de certificação.
Os Benefíciosda certificação são:
Econômicos
  • Diminuição dos custos operacionais
  • Diminuição dos riscos regulatórios
  • Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento
  • Aumento na velocidade de ocupação
  • Aumento da retenção
  • Modernização e menor obsolescência da edificação
Ambientais
  • Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes
  • Inclusão social e aumento do senso de comunidade
  • Capacitação profissional
  • Conscientização de trabalhadores e usuários
  • Aumento da produtividade do funcionário; melhora na recuperação de pacientes (em Hospitais); melhora no desempenho de alunos (em Escolas); aumento no ímpeto de compra de consumidores (em Comércios).
  • Incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais
  • Aumento da satisfação e bem estar dos usuários
  • Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável
Sociais
  • Uso racional e redução da extração dos recursos naturais
  • Redução do consumo de água e energia
  • Implantação consciente e ordenada
  • Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas
  • Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
  • Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.
Como funciona a certificação? A Certificação internacional LEED possui 7 dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas possuem pré requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina.



Dimensões Avaliadas
  • Sustainable sites (Espaço Sustentável) Encoraja estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e aborda questões fundamentais de grandes centros urbanos, como redução do uso do carro e das ilhas de calor.
  • Water efficiency (Eficiência do uso da água) Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings, assim como, a criação de medidas projetuais não descritas nas categorias do LEED. Pontos de desempenho exemplar estão habilitados para esta categoria.
  • Energy & atmosphere (Energia e Atmosfera) Promove eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como por exemplo simulações energéticas, medições, comissionamento de sistemas e utilização de equipamentos e sistemas eficientes.
  • Materials & resources (Materiais e Recursos) Encoraja o uso de materiais de baixo impacto ambiental (reciclados, regionais, recicláveis, de reuso, etc.) e reduz a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente, desviando o volume de resíduos gerados dos aterros sanitários.
  • Indoor environmental quality (Qualidade ambiental interna) Promove a qualidade ambiental interna do ar, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas, com foco na escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, controlabilidade de sistemas, conforto térmico e priorização de espaços com vista externa e luz natural.
  • Innovation in design or innovation in operations (Inovação e Processos) Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings, assim como, a criação de medidas projetuais não descritas nas categorias do LEED. Pontos de desempenho exemplar estão habilitados para esta categoria.
  • Regional priority credits (Créditos de Prioridade Regional) Incentiva os créditos definidos como prioridade regional para cada país, de acordo com as diferenças ambientais, sociais e econômicas existentes em cada local.. Quatro pontos estão disponíveis para esta categoria.
ARXX ICF E INSTITUTO LEED: PARCERIA DE SUCESSO Desde que foi criado pelo United States Green Building Council (USGBC), o Instituto LEED e a ARXX vem trabalhando em conjunto para tornar o ICF a escolha ideal para a construção sustentável.

E, para tanto, deve-se destacar os muitos benefícios oferecidos pelo uso das formas da ARXX nas mais diversas edificações:
Redução da Infiltração do Ar: Além de evitar que a infiltração traga danos ao concreto, o uso de paredes ARXX ICF reduz os picos de cargas calor e frio em até 57% e 16% respectivamente.

Redução de Desperdício de Material: ARXX ICF é um sistema modular, que permite que a sobra de material possa ser reutlizada em outros pontos da obra, eliminando assim o desperdício. Além disso, todo o material de ICF pode ser reciclado, fazendo com que o potencial de sobra de material seja próximo a zero.

Redução de Emissão de Gases: ARXX ICF não produz emissão dos chamados VOCs (volatile organic compounds) e nem de off-gas. Isso significa que o material não produz gases químicos e nem emite qualquer tipo de sub-produto tóxico.

Diminuição do Uso de Aço: A capacidade estrutural das paredes de ICF diminuem drasticamente o uso de aço e ferragens.
Alta Performance da Massa Térmica: Massa Térmica é a propriedade que um material tem de reter calor e libera-lo gradualmente de volta ao meio-ambiente. A Massa Térmica do concreto encapsulada nas formas de ICF neutraliza as variaçãoes da temperatura e produz uma proteção térmica contra os efeitos da temperatura externa. Esse efeito da Massa Térmica das paredes de ICF reduz as cargas de calor e frio particularmente em locais onde ocorrem grandes variaçãoes diárias de temperatura.

Melhor Qualidade do Ar: O concreto e o EPS, os principais components das pareces ARXX ICF são resistentes à fungos, mofo e bolor, diferentemente de outros materiais construtivos, como a madeira e celulose.

Redução Acústica: A redução acústica proporcionada pelas paredes de ICF atinge uma taxa bem superior ao requerimento mínimo exigido
Com base nos fatos apresentados, podemos concluir que ARXX ICF pode fornecer, direta e indiretamente, 38 pontos para a certificação de qualquer projeto LEED.
Os atuais parâmetros da GBC consideram que a partir de 40 pontos um projeto já possa estar apto a receber a certificação.
Essa é apenas mais uma vantagem de se construir com ARXX ICF:
Construir com responsabilidade, para se deixar um legado de sustentabilidade para as próximas gerações!
Receba Novidadades por E-mail: